Testes do GAVE e Exames Nacionais 

Título da notícia do Público: “Pais e professores antecipam catástrofe nos resultados do 9.º ano a Matemática”

Este título alarmante e toda a notícia tem como base nos maus resultados obtidos na maioria da escolas no teste intermédio de Matemática de dia 10 de Maio. Razões e justificações são variadas mas a questão que se coloca é: o teste está  mal estruturado e/ou desadequado aos conteúdos lecionados? No meu entender, a resposta à pergunta é simples: NÃO. Então o que falhou? Aqui a resposta, ao contrário da anterior, é complexa e envolve várias variáveis:

  1. grau de dificuldade mais elevado que os teste intermédios e exames de anos anteriores;
  2. exigia dos alunos um nível de abstração elevado
  3. era necessário dominar bem os conceitos e a sua aplicação em novos contextos
  4. interpretar e perceber o significado de fórmulas e conceitos

E poderia continuar a enumerar, mas resumindo, os alunos não estão habituados a este grau de exigência e os professores têm preparado os seus alunos em função do tipo de exames dos anos anteriores. Será que estamos perante uma mudança ao nível da exigência? Espero que sim! Precisamos de alunos que pensem/raciocinem, estabeleçam relações entre conteúdos e os interpretem em vez de memorizarem sem nada perceber! Temos um longo e trabalhoso caminho pela frente. 
Artigo do Público

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s