Equação familiar (nossa)!

Constatação da pimpolha mais velha ao tomar o pequeno-almoço: “Olha, agora os anos do mano mais os da mana são iguais aos meu anos!”. Nem mais, pensámos nós, pais, “bem observado, miúda!”.
Os problemas de idades são muito usados quando se leciona as equações, este ano já sei o que vou responder aos meus alunos quando me perguntarem a idade dos meus filhotes, inspirada na observação da pimpolha mais velha, aqui fica: 
“São três crianças, a mais velha tem mais dois anos que o irmão do meio e este tem mais três anos que o mais novo. A idade da mais velha é igual à soma das idades das duas crianças mais novas! Quais são as idades das 3 crianças?”.
Até sei qual vai ser a sua resposta “Lá está a Stôra a complicar e a falar sempre em números e nessas cenas e coisas da matemática, porque é que não diz só as idades deles?”. É tão bom saber pensar e “articular” raciocínios mas está fora de moda: requer tempo, “prática” e dá trabalho.   

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