Irritações devido à falta de chá, e não só, de muitos paizinhos!

Irritam-me solenemente este tipo de atitudes que tenho presenciado e ouvido nas reunião de pais ou pelos corredores da escola dos meus pequenos:
– “Nao concordo com as faltas de comportamento, só servem para baixar a média do meu filho. Não estou preocupada com o comportamento dele, ele tem boas notas.”
– “Fulano x bateu ao meu filho, é inaceitável, tem de ser castigado” mas se for o seu rico filho a bater em y ou z: “Ele estava apenas a defender-se, entre miúdos é assim, agora vai ficar todo traumatizado com o castigo que lhe deram” – quando o castigo foi ir durante 30 miuntos para outra sala de aula!
– “O meu filho, ou os nossos filhos, são mesmo bons ou o grau de exigência não é muito elevado?”
– Chegar, constantemente, atrasado 20 a 30 minutos, levar o filho sem pressa à sala e justificar com “foi o trânsito”
– No espaço designado para o TPC, que era uma cópia, a criança escrever “Eu odeio estes trabalho” em vez de fazer a cópia.
– “Não posso contrariá-los muito para não parecer ou ficar o mau da fita”
Tendo em conta que estamos a falar de crianças que estão no 1º ano de escolaridade, portanto com 6/7 anos, a (ir)responsabilidade pode, e deve, ser imputada na totalidade aos pais. O que esperar destas crianças no futuro? Quando a mensagem que lhes é transmitida pelos exemplos que têm: a pontualidade não é importante, é que levantar mais cedo causa muito incómodo; onde o crucial é ter bons resultados, desvalorizando as atitudes incorretas dos seus mas criticando acérrimamente o mesmo tipo de comportamentos, ou menos graves, nos filhos dos outros; quando se começa a pensar em médias no 1ºano e não em aprendizagens significativas na vivências escolar, depois queixam-se que as crianças se sentem pressionadas e stressadas; quando se permite e incentiva a só fazer o que se gosta ou nos apetece e a ignorar o que não se gosta.

Preocupa-me a falta de interesse e preocupação pelo bem estar da criança que não tem como se “defender” e sofre devido à estupidez/ignorância parental
– Uma criança não realizar os tpc de fim-de-semana e adormecer durante a aula afirmando “estar cansado porque se deitou tarde”
– Uma criança que usa óculos sempre e que durante 1 mês afirma que se “esqueceu deles em casa” quando na realidade eles se encontram nos perdidos e achados da escola.
– Uma criança que parte as hastes do óculos e está 3 meses sem usar óculos, queixando-se frequentemente de dores de cabeça durante as aulas.
– Os pais que ignoram, por opção, por comodismos ou por pura preguiça, os vários sintomas que demonstram que uma criança não está bem, não a levando ao médico ou a um especialista, quando não aparentam ter quaisquer dificuldades económicas.
Para os quatro casos anteriores, consigo descrevê-los bem numa só palavra: NEGLIGÊNCIA! 
Ninguém é perfeito, todos erramos mas há coisas em que, simplesmente, não se pode falhar e não há qualquer tipo de desculpa quando essas coisas estão ao nosso alcance.

Estas apelido de uma imensa falta de “chá” e/ou de educação:
– Os pais “abancarem”, tipo emplastro, numa festa para a qual apenas os seus filhos foram convidados e ainda se darem ao trabalho de perguntar: “Também podemos comer?” e quando o filho quer comer ou ir à casa-de-banho dizer-lhe para ir ter com os pais do aniversariante.
– “Será que a irmã/irmão também pode ficar na festa?”; “Vai ser muito díficil ele não ir às festas da irmã!”
Já diz o ditado “A festa e batizados só vão os convidado!”. Cá em casa, o pequenos já sabem que cada um só vai às festa dos seus amigos, se ficam tristes, se choram, muitas vezes sim, mas se todos os convidados levassem os manos não havia espaço para todos, é duplicar o número de convidados ou, no caso da nossa família, triplicar e, provavelmente, não conheceríam mais ninguém além do mano/a. Quanto aos emplastros, os adultos que se fazem convidados, é pura má educação, se todos os pais fizessem o mesmo, não teríamos uma festa de anos mas um casamento!
A culpa não é das crianças mas da falta de assertividade, de rigor e de edução dos pais!
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s