As crenças dos islandeses

Segundo os islandeses, a América (do norte) foi descoberta por um islandês – Leif Eriksson – por volta do ano 100 d.C e não por Cristovão Colombo. Eles afirmam isto com muito orgulho e acrescentam que Cristovão Colombo, antes de descobrir a América, esteve na Islândia  e que um frade islandês lhe explicou onde era a América.

(Monumento em honra de Leif Eriksson na praça em frente à principal igreja de Reykjavik)
(mais uma homenagem a Leif Eriksson)
Os islandeses respeitam e já viram, muitas vezes, os poderes da natureza em acção talvez por isso e e devido ao clima rigoroso tenham muitas crenças no sobrenatural. Acreditam que as suas grande pedras e poucas florestas são habitadas po elfos. Por exemplo, na construção de uma estrada preferem desviar a estrada a mover uma grande pedra pois têm medo de aborrecer os elfos. Aborrecer os elfos é sinómimo de muitos azares num futuro próximo.
(desenham portas nas pedras para indicar que é habitada por elfos)

 (As poucas florestas, para além das casas dos humanos, também são habitadas por elfos)

(exemplo de uma estrada que tem uma curva sinuosa em vez de ser em linha recta porque os engenheiros civis se recusaram a deslocar esta pedra)

Inicialmente, pensei que esta história dos elfos e portas desenhadas nas pedras grandes e desvio de estradas era coisa para turista mas ao falar com vários islandeses percebi que eles levam este assunto muito a sério, apesar de brincarem com o assunto. Segundo a crença popular, os elfos são bonito mas invisíveis e só se mostram a quem querem. A origem desta crença remonta aos tempos de Adão e Eva quando Deus os visitou e pediu para conhecer os seus filhos. Eva apresentou a Deus apenas os seus filhos que estavam apresentáveis, escondendo os que estavam mais sujos. Deus terá questionado Eva se não tinha mais filhos e face à confirmação de Eva, Deus terá dito “Quem de Deus esconde, sem eles fica” e os filhos de Eva mais sujinhos terão sido os primeiros elfos.

O relato tem como base o testemunho de vários islandeses , não procurei confirmação oficial para qualquer destas informações, qualquer erro, omissão e ou imprecisão é da minha inteira responsabilidade. 
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s