Estado

A lógica dos loucos ou todos loucos?

“O gato sorriu quando viu Alice. Parecia bem disposto, mas , mesmo assim, tinha umas grandes unhas e muitos dentes, por isso era melhor tratá-lo com respeito.
– Gatinho – chamou Alice, bastante receosa, pois não estava certa que ele gostasse de ser tratado assim. Mas o Gato sorriu ainda mais. «Até agora não se zangou», pensou Alice. E continuou: – Podes dizer-me, por favor, como hei-de sair daqui?
– Isso depende muito do sítio para onde quiseres ir – respondeu o Gato.
– Não me interessa muito para onde…- disse Alice.
– Nesse caso, podes ir por um lado qualquer – respondeu o Gato.
– Desde que vá ter a qualquer lado – acrescentou Alice, em jeito de explicação.
– Oh, para que isso aconteça, tens de caminhar muito – disse o Gato.
Alice achou que isto era inegável e por isso tentou outra pergunta:
– Que espécie de gente vive por aqui?
– Naquela direcção – disse o Gato, levantando a pata direita – vive um Chapeleiro, e naquela, uma Lebre de Março. Vai visitar o que quiseres, são ambos loucos.
– Mas eu não quero estar ao pé de gente louca – respondeu Alice.
– Oh, não podes evitá-lo – disse o Gato. – Aqui todos são loucos. Eu sou louco. Tu és louca.
– Como sabes que eu sou louca? – perguntou Alice.
– Tens de ser, de outro modo não estarias aqui.
Alice não achava que isso provasse coisa nenhuma, mas continuou:
– E como sabes que és louco?
– Para começar, um cão não é louco. Aceitas isso? – perguntou o Gato.
– Creio que sim – respondeu Alice.
– Bem, nesse caso… – continuou o Gato. – Um cão rosna quando está zangado e abana o rabo quando está satisfeito. Ora eu rosno quando estou satisfeito e abano o rabo quando estou zangado. Por isso sou louco. “

                                                                                          Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll,

Deixe uma Resposta

