A casa de gengibre, o natal e as perguntas da pequenada

Na sequência do nosso casebre de gengibre, a pimpolha mais velha fez várias pergunta “Por que é que se fazem casas de gengibre no Natal?” “A nossa casa deve ser a única que tem a estrela e o menino Jesus. O que é que o menino Jesus tem a ver com as casas de gengibre?” Fomos investigar.

O gengibre chega, pela 1ª vez, à Europa, nos século X, uma das especiarias provenientes das várias incursões de exploradores por terras orientais. No entanto, só a partir da idade média, devido às cruzadas e afins, se tornou uma especiaria de fácil acesso e muito utilizada, nos conventos, onde se faziam biscoitos de gengibre para as  comemorações/festas de inverno. 
Foi/é uma especiaria muito popular na Alemanha, onde tem origem a tradição das casas de gengibre. Há quem diga que as casas de gengibre surgem, no início do século XIX, na sequência do famoso conto dos irmãos Grimm  “Hansel and Gretel”, as crianças que se perdem na floresta e encontram uma casa feita de doces. Outras correntes afirmam que as casas já existiam e que o conto dos irmãos Grimm só as tornou mais popular. 
As casas de gengibres decoradas com doces não são uma tradição americana mas sim alemã. Uma tradição adoptada por outros países nórdicos e à América por via da emigração.

Efetivamente, parece-me que o nosso casebre de gengibre deve ser dos únicos que tem o menino Jesus mas isso deve-se apenas à falta de criatividade ou deverei dizer a uma inspiração divina :)?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s