Pão caseiro

Seguindo as tradições das avôs de vez em quando fazemos pão cá por casa. É bastante facil, a pequenada também participa e, no fim, comemos todos um belo pão feito com as nossas próprias mãos.

Quando fazemos pão utilizamos sempre 2 kg de farinha que rende 4 belos pães. 
É importante utilizar um alguidar grande e ter todos os ingredientes à mão.

Ingredientes
2 kg de farinha (farinha 55 para um pão mais branco, farinha 65 para um pão mais compacto ou farinha integral ou de centeio para ser mais dietético ou então fazer uma mistura de todas ou só algumas)
750 ml de água (à temperatura ambiente ou ligeiramente morna)
Sementes – Para enriquecer mais o pão podemos adicionar sementes: girassol, sésamo, linhaça, etc.
30 gramas de fermento
1 colher de sopa de sal





Preparação
Começar por dissolver o fermento num copo de água morna (30 graus) – [Nota 1]. 
Dissolver o sal num pouco de água, usando outro copo.
No alguidar deitamos a(s) farinha(s) [Nota 2].

Juntar à farinha, o fermento dissolvido, o sal e misturar com as mãos. Juntar água e ir amassando com as mão até a massa ficar homogénea e se soltar das paredes do alguidar. Opcional:  juntar sementes a gosto (sésamo, linhaça, etc.) . Caso seja necessário, juntar mais farinha ou mais água até que a massa se comece a soltar dos dedos.


Após amassar o pão, a minha avô fazia a reza “Que Deus te acrescente que és para muita gente” enquanto fazia uma cruz sobre a massa – não sei se funciona mas continuamos esta tradição!
Para levedar a massa, devemos cobrir o alguidar com um pano ou uma manta e colocá-lo num local quente durante 2 ou 3 horas. Ao fim de 1 hora a massa já deve ter começado a crescer e ao fim de 2 ou 3 horas já deve ter passado para o dobro do volume inicial. Se o local estiver frio pode demorar até 4 ou 5 horas mas a água quente que juntamos inicialmente na massa ajuda a que o processo seja mais rápido.


Após a massa levedar, espalha-se farinha sobre a mesma e fazem-se bolas que se colocam em tabuleiros forrado com papel vegetal e vão ao forno, pré-aquecido a 180º. Antes de colocar no forno, fazer um corte com uma faca de serrilha no cimo do pão.

A cozedura demora entre 45 minutos e 1 hora. Quando o pão está cozido, ao batermos com a mão na parte de baixo, devemos ouvir um som oco.

Dizem que o pão quente faz mal à barriga mas não há nada como uma fatia de pão, acabado de sair do forno, barrada com manteiga.

Nota 1 – Se a água estiver muito quente, ou o fermento estiver congelado e for descongelado no microondas, pode matar as leveduras do fermento.
Fermento – Compra-se em qualquer supermercado e basta pedir na zona da padaria fermento de padeiro. Em alguns supermercados existe já em pacotes individuais e em outros casos vende-se a peso. O fermento pode ser guardado no congelador. O concelho é dividi-lo em porções de 20 ou 30 gramas e descongelar quando for preciso.
Nota 2 – Costumamos fazer algumas combinações:
– 1,5 quilos de farinha de trigo e 0,5 quilos de farinha integral
– 1 quilo de farinha de trigo, 0,5 quilos de farinha integral e 0,5 quilos de farinha de centeio (a nossa preferida)
– 1 quilos de farinha de trigo e 1 quilo de farinha integral

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s