Cassata de chocolate

Não sabemos qual é a receita nem o método de “montagem”, logo adaptámos tendo em conta o que nos parecia, na experiência de comilões, serem os ingredientes e a confeção. Talvez, não totalmente fiel à original, mas muito semelhante em sabor. Muito boa!

Ingredientes
Bolo

5 ovos
120 ml de sumo de laranja
300g de açúcar
260g farinha
1 colher de chá de fermento

Recheio
3 ovos
100g açúcar
100g chocolate de culinária
2 colheres de sopa de manteiga
3 folhas de gelatina

Cobertura
6 gemas
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água

Preparação
Bolo
Bater bem as gemas com o sumo de laranja. Adicionar o açúcar e bater mais um pouco o preparado. Juntar a farinha e o fermento e bater. Envolver as claras em castelo. Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha durante cerca de 30 minutos. Enquanto o bolo coze, fazer o recheio e a cobertura.

Recheio
Colocar de molho as folhas de gelatina. Derreter a manteiga e chocolate. Numa tigela, bater bem as gemas com o açúcar. Misturar o chocolate e manteiga e mexer bem. Bater as claras em castelo. Juntar 1 colherada das claras em castelo ao preparado do chocolate e bater bem. Envolver suavemente as claras em castelo. Dissolver as folhas de gelatina, depois de escorridas, num pouco de água bem quente e juntar ao preparado anterior, envolvendo bem. Colocar no frigorífico

Cobertura
Levar ao lume até engrossar, mexendo sempre, as gemas, o açúcar e a água.

Montagem
Depois de o bolo estar frio, cortar no sentido longitudinal, a “tampa- topo do bolo” fininha e reservar. Retirar, e colocar num tigela, todo o “miolo” do bolo, desfazendo-o em pequenas migalhas, deixando apenas a base e as “paredes” laterais do bolo. Retirar uma mão cheia de pedacinhos de bolo e reservar num prato à parte. Juntar grande parte do recheio às “migalhas” do bolo e envolver bem.
Encher o bolo com este preparado, entremeando, aleatoriamente, com os pedacinhos de bolo reservado. Com o que sobrou do recheio, barrar o interior da “tampa do bolo”. Colocar a “tampa” no bolo e pressionar ligeiramente, para fechar/selar. Barrar com o doce de ovos e decorar a gosto. Utilizámos fios de ovos.
Colocar no frigorífico e servir bem fresca.

Adenda: A avó encomendou um cassata “original”,  a tal que quem faz não revela a receita, para podermos estudar melhor o assunto.

O parecer dos especialistas revela que não se mistura bolo com a mousse – é apenas mousse com pedacinhos de bolo. Será???
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s