Nota

Pais totós e a sua lógica

Ora, dizia eu, num aula de 10ºano, referindo-me à implicação (lógica) “Imaginem que um pai diz para o filho «Se passares de ano, compro-te uma mota», quando é que esta afirmação é falsa?”. Intuitivamente, as respostas não se fizeram esperar, alto e bom som e todas concordante “Isso é óbvio! É falso se ele passar de ano e o pai não lhe comprar a mota!”. “Muito bem, excelentíssimo alunos, passemos então à tabela de verdade da implicação”

11933420_858428720909488_5144299650349533046_n

“A professora está a querer dizer-me que se ele não passar de ano, os pais podem comprar-lhe a moto na mesma?” exclama um aluno, ao fundo da sala, observando atentamente a tabela e juntando informação. “É exatamente isso! Uma implicação é apenas falsa na situação que identificaram (…)” acrescento. “Tchiiiii, há pais mesmos totós!” diz um aluno indignado e gera-se um burburinho na sala, entre risotas. Eis que alguém conclui “Ui, ui, pais totós é o que mais para aí há!”. Tive que me rir com eles e deixar, logo em seguida, morrer o assunto, pareceu-me o mais prudente. Voltámos à implicação e às suas propriedades e o silêncio fez-se sentir, alguns estariam, provavelmente a refletir o quão totós seriam os seus pais e os dos colegas! Parece-me que não se vão esquecer da tabela de verdade da implicação.

A lógica destas coisas percebem eles bem, tomara que a usassem para tantas outras e que alguns pais ouvissem e refletissem sobre estas suas pequenas, mas pertinente, observações! Eles foram incisivos e firmes no seu julgamento, sem dúvidas ou hesitações!

Há aulas e aulas mas há alunos e turmas mesmos castiças. Tem dias que me divirto à brava com esta malta … e aprendo com eles, esperando que o inverso também se verifique :)!

Deixe uma Resposta

