Nota

Trilobites gigantes

A pouco quilómetros de Arouca situa-se o Centro de interpretação Geológica de Canelas que fica junto à “Pedreira do Valério” – extração de xistos. Foi nesta pedreira que se encontraram os vestígios das trilobites gigantes expostas no museu.

As trilobites são artrópodes marinhos que viveram exclusivamente, no  período Paleozóico, e se extinguiram juntamente com 96% das espécies animais marinhas e 70% dos vertebrados terrestres durante a grande  extinção ocorrido no final do período do Permiano. O seu tamanho habitual não costuma ultrapassar os 10 centímetros de comprimento, mas os encontrados nesta pedreira, excedem os 30 cm e alguns até ultrapassam os 70, origem da denominação os maiores fósseis de trilobites encontrados até a data. 

Vale a pena fazer uma visita guiada a este bonito e acolhedor museu para ficar a conhecer um pouco destes pequenos gigantes que andaram nos fundos dos mares, no tempo em que a terra era um enorme oceano e ainda não havia continentes.

Também aqui não se notou nenhum acréscimo no número de visitas (cerca e 10 000 por ano) desde a abertura dos Passadiços do Paiva: “As pessoas param para perguntar o caminho para os Passadiços, mas não para visitar. Acho que até temos tido menos visitas.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s