Imagem

A programação, a matemática e um livro

“O que recomendaria para melhorar o nível da aprendizagem matemática no secundário?” pergunta alguém na assitência.

“Quantos de vocês já fizeram um programa informático?” pergunta, à assistência, Cédric Villani.

Só um levantou o dedo.

“Pois, todos deveriam já ter feito um programa. Um programa tem muitas semelhanças com uma demonstração matemática e a experiência de programar pode trazer uma melhoria importante na qualidade da aprendizagem dos alunos.” responde Cédric Villani.

Uma grande e importante constatação com a qual concordo na inteiramente!

Cédric Villani é um dos maiores matemáticos da atualidade: vencedor da Medalha Fields em 2010, é Diretor do Instituto Poincaré (um dos maiores centros de investigação em Matemática a nível mundial).

Certo dia, durante um jantar, em Paris, despertou a atenção de um editor, que jantava na mesa ao seu lado, primeiramente pela vestimenta original e a aranha que Cédric usa sempre na lapela. Ao saber que era um notável matemático, que tinha ganho a Medalha Fields em 2010, decidiu interpelá-lo e, no fim da conversa, lançou-lhe um desafio: escrever um livro sobre como era a vida de um matemático. Acabou por aceitar o desafio e assim surge o livro Teorema Vivo, recentemente editado, onde Cédric revela a aventura da sua mente em busca da demonstração com a qual conquistou a Medalha Fields. Um dos próximos livros que irei, certamente, ler 🙂

Uma bela entrevista, realizada por Jorge Buescu, ao génio da matemática que adora BD, cinema e tem uma cena por aranhas

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s