Imagem

Festas de Natal na escola

Abre a cortina, olhos esbugalhados, mira desconfiado uma audiência repleta, em busca… vê muito mas não vê ninguém. Sabe que na plateia, existem vários pares de olhos centrados em si, e apenas em si, enternecidos, vibrando com cada passo seu, coordenado ou descoordenado… mas onde estão eles?

Concentra-se, tentando lembrar todos os passos e voltas, ao ritmo da música, que já conhece de cor, o público bate palmas, decide aproveitar o momento, esperando que tudo termine rápido e regresse ao sossego e ao silêncio que aquela multidão, à sua frente, parece não ansiar.

Alguém grita pelo nome do seu amigo do lado, que se esquece que estava na altura de darem as mãos, a avô da sua parceira de dança está na 1ª fila a dizer adeus, desde o início da atuação, já lhe deve estar a doer o braço e ele que não vê, nem ouve ninguém gritar por si, à sua frente muitos telemóveis, tablets e máquinas fotográficas no ar e flash, muitos flashes mas nenhuma cara conhecida!

Onde estarão escondidos, porque não se levantam e gritam como os outros pais e avós?

Entretanto, um selfie stick está quase a chegar a meio do palco, esperemos que nenhum dos amigos tropece nele, estragava a atuação que tanto ensaiaram! Opsss, esqueceu-se do próximo passo, olha para o seu porto seguro, no sítio combinado lá está a sua educadora a fazer a coreografia, apanha o ritmo e prossegue, está quase a chegar a parte final!

Uma agitação na outra ponta do palco, fá-lo perder o ritmo, escapam-lhe vários passos, mas a sua melhor amiga está a correr, desenfreadamente, para a borda do palco, ai, ai, ai que vai cair… lá, está o seu pai a dizer-lhe adeus de telemóvel na mão, será que vai conseguir agarrá-la a tempo, o que fará ao telemóvel? A educadora, sempre atenta e a postos, sai do seu esconderijo, salva-a e coloca-a outra vez em posição, a sua melhor amiga chora, agora, copiosamente, e o pai continua a dizer adeus e com o telemóvel na mão a captar todos os momentos!

E onde estão eles? Porque não estão junto ao palco onde a sua vista alcança, porque não lhe dizem adeus?

Alguém se levanta na 3ª fila e diz adeus, outra pessoa da fila de trás levanta-se de imediato e bate-lhe nas costas, estão os dois a fazer cara feia, apontam o dedo zangado e nenhum se senta, e mais alguém se levanta. Ai, ai, ai,  estão todos com cara de mau, será que vão brigar?! Parece mesmo … Alguém os agarra e todos se sentam carrancudos e amuados!

Gente estranha esta! Não viu ninguém, ainda bem, pensa, pois quem ele viu não lhe causou grande impressão, portaram-se um bocado mal! Os seus pais devem ter estado apenas a vê-lo atuar, como disseram que fariam, quando ainda há pouco se despediram! UFA, que alívio, sorri, feliz e contente, pois a sua família portou-se bem, como lhe dizem sempre a si para fazer!

A música pára, chegou ao fim a atuação, no meio de tanta “aventura” até nem correu mal, todos sorriem felizes, orgulhosos, gritam “FELIZ NATAL” e audiência aplaude de pé. Finalmente, avista a sua família vislumbrando o gesto que tanto ansiava: um adeus repleto de alegria e emoção. Estiveram o tempo todo ali tão perto, porque será que não os viu antes?!

Nota: Qualquer coincidência é pura realidade. O comportamento de certos pais e familiares, nas festas de natal, é assustador, tamanha é a falta de respeito e de civismos para com as crianças e restantes! A explicação é simples: vivemos num mundo cheio de egocêntricos: EU a desconcentrar o meu filho, EU a partilhar o vídeo da atuação fantástica, EU e o melhor filho do mundo, EU, EU! Esta malta tenta a paciência de um santo, ter que chamar a atenção de um adulto que se comporta como uma crianças antes e depois do “raspanete”, é surreal … ou antes, cada vez mais real. De facto, é caso para dizer, precisamos de pais civilizados e bem educados, URGENTEMENTE, fica o desejo para 2016!

Também aqui

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s