Ligação

Os bons, os maus e as perplexidades

Um artigo muito bom e interessante, no Público, escrito pelo Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática sobre os exames.

Cá por casa deixámos de ter pimpolha mais velha a fazer exame de 4º ano, facto que lamento imenso, para passar a ter pequeno do meio a fazer as famosas provas de aferição de 2º ano.  “Ela livrou-se mas sobrou para ele, coitado!” Coitado? Esperamos de ambos o mesmo empenho e interesse em qualquer ano independentemente de haver ou não exame ou prova de aferição, assim como o espero dos seus professores. Penso que pequeno do meio ainda nem sabe que vai ter prova, aqui em casa não foi tema de conversa e se depender de mim não o será. Tal como os exames é apenas mais um teste.

Aferir a meio do ciclo, não me parece mal, não existir uma avaliação externa no final de cada ciclo parece-me grave. Não, os exames não traumatizam as crianças mas parece que traumatizam e afligem, e muito, pais e professores, talvez mais os últimos (já diz ditado popular “Quem não deve, não teme!”. Um bom começo, e que alívio, pensarão muitos face às decisões recentemente anunciados pelo Ministro da Educação, não passa de folclore para agradar a uns e outros. Mais uma vez sem rei nem roque e ao sabor das vontades/decisões de quem pouco ao nada sabe da escola, ignorando o parecer do Conselho Nacional de Educação, e sem  ouvir nenhuma das partes envolvidas, usa pregões como “O treino para os exames é pernicioso e nocivo”. Após um 1 mês em função, acabar com os exames era, claramente, uma prioridade na área da educação, onde tudo vai bem desde as turmas com 30 e aos programas e metas curricular, mas era urgente acabar com esse bicho papão dos exames o mais rapidamente possível. Uma decisão baseada no profundo conhecimento da realidade escolar e alicerçada nos vários estudos e pareceres sobre a temática. Para um cientista responsável e competente, usou um método um pouco estranho, esqueceu-se apenas de um pequeno pormenor é que isto não é um, o seu, laboratório.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s