Imagem

Versões da História(s) e História horizontal

A rota das especiarias, por terra, “interligando” povos da Ásia e da Europa, já existia muito antes de Portugal descobrir o caminho marítimo para a Índia. O caminho marítimo para a Índia, na altura, revelou-se uma boa alternativa às ou rotas terrestres utilizadas, pois havia vários povos em guerra, encontrando-se “a circulação de especiarias interrompida ou gravemente afetadas” – é assim que as crianças indianas aprendem a contextualização e importância da descoberta do caminho marítimo para a Índia.

A revolta das gentes da Catalunha e da Andaluzia, em 1640, tiveram, provavelmente alguma relevância na restauração da independência de Portugal, uma vez que que muitas das tropas espanholas foram enviadas, pelo rei, para estas duas regiões, descurando a situação em Portugal. É desta forma que as crianças espanholas aprendem a final do reinado espanhol em Portugal.

São apenas alguns exemplo como o que se passou noutros países condicionou /influenciou a nossa história, da qual por vezes, parece que conhecemos apenas uma pequena parte, a nossa parte, aquela que procura enaltecer sempre a nobreza do povo, blábláblá!

Há um artigo muito interessante, embora um pouco longo e exaustivo intitulado História horizontal. Resumindo, através de várias tabelas, este artigo realça e relaciona a importância dos enquadramento, saber em cada década quem foram as personagens importantes em vários países e os movimentos criados e que vingaram em determinada altura. Muito interessante, vale a pena ler e pensar no assunto, e ver os movimentos e a história com uma visão global do que se passava pelo mundo.

Curiosidade : O Pitágoras, o Confúcio e o Buda que nasceram todos na mesma década – 580 aC, podem consultar muitas outras na tabela que vai de 2010 até 580 aC.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s