Imagem

π in the sky

Toda a gente já ouviu falar dele, muitos sabem que é uma constante, alguns que é um número irracional, outras apenas que é “um número sem fim”, sobre o qual se fala, às vezes nas notícias quando os super computadores descobrem mais uns dígitos dos triliões já conhecidos. Poucos recordam o que aprenderam sobre o seu significado – representa a razão entre o comprimento de qualquer circunferência (perímetro) e o seu diâmetro.

Como hoje em dia, parece que há dias para tudo e todos, o  pi não é exceção, e hoje é o seu dia. Por quê 14 de março? Simples, este dia, escrito no formato de data americano, é 3/14. Curiosamente, utilizando uma arredondamento, às décimas de milésima (4 casas decimais) do pi obtemos 3,1416 (no formato de data 3/14/16, que corresponde ao dia de hoje).

São várias as “aplicações” do pi, e neste dia a NASA salienta que este não é apenas um número chique e famoso mas que se encontra, por todo o lado, nos nossos céus: ajuda a “alimentar” as naves espaciais, mantém em movimentos as rodas dos Robots em Marte, deixa-nos “ver” por entre as nuvens de Júpiter e permite-nos ter uma nova perspetiva da Terra, resumindo uma constante usada frequentemente no trabalho de cientistas e engenheiros que trabalham no Jet Propulsion Laboratory da NASA.  Vários são os desafios proposto, pelo Jet Propulsion Laboratory da NASA, subordinados ao tema Pi in the sky (com mais detalhes aqui.), para comemorar o dia do Pi. Atrevam-se e explorem, não se vão arrepender!

Nota: Einstein nasceu a 14 de março de 1879, no dia do Pi, que na altura não o era, uma feliz coincidência mas parece que existe uma relação entre a teoria de Einstein e o Pi (uma artigo interessante sobre esta relação)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s