Vídeo

Free the kids

Com base num estudo realizado, em 10 países, incluindo Portugal, a 12000 pais sobre o estilo de vida/brincadeira ao ar livre dos seus filhos, um anúncio da Persil levanta a questão “Quem passa mais tempo no exterior um prisioneiro numa prisão de alta segurança ou uma criança?”.
Um anúncio poderoso e curioso da Persil sobre o mote “Dirt is good!”. Lança ainda um desafio interessante às escolas “Empty classroom day”, as escolas aderentes comprometem-se a realizar pelo menos 1 dia de atividades ao ar livre, apelando ao team building, à exploração do meio envolvente, etc… Vale a pena pensar nisto e, se calhar, agir!

Anúncios
Vídeo

“Is Your Red The Same as My Red?”

Quando não andamos no corre, corre, de cumprir programas, matéria e mais matéria, fazer testes, corrigir testes,  blábláblá, e há tempo para partilha de informação, descobrimos cenas e coisas muito interessantes com, e sobre, os alunos.

Este vídeo muito interessante sobre a perceção da cor, e não só, foi-me dado a conhecer por um dos meus alunos neste último dia de aulas.

Vídeo

Berlindes e uma caixa de música

Uma caixa de música projetada e construída pelo músico sueco Martin Molin, que previu 2 meses para a sua construção e demorou 14, inclui um baixo, um tambor, um metalofone, entre outros instrumentos musicais, dezenas de peças de madeiras elegantemente esculpidas, funis, peças de lego, uma manivela … e 2000 berlindes. Uma verdadeira e pouco convencional obra de arte, programável!

Outros vídeos a explicar com a máquina foi feita

Vídeo

Os Robots da Google e a inteligência artificial! Medo???

A Google, e não só, está a apostar forte e feio na inteligência artificial e “nos seus robots”. O vídeo publicado esta semana, pela Boston Dynamics, que pertence à Google, leva-nos a pensar que o Robocop poderá ser uma realidade em breve, basta observar e ler com atenção!

Este vídeo e o em baixo, provocam-me sentimentos contraditórios: a espantosa capacidade de engenho, criatividade e inteligência do ser humano por um lado, e o reverso da medalha, não gostaria de me cruzar com nenhuma destas “criaturas”, o perigo de uma “má utilização/gestão” parece-me óbvio bem como o poder iminente da “criação” suplantar o seu mestre/criador.

Bill Gates e o Stephen Hawking foram apenas alguns, do muitos, que já manifestaram a sua preocupação relativamente ao “uso/desenvolvimento” da Inteligência Artificial e necessidade de existência de uma regulamentação.

“Once humans develop artificial intelligence, it will take off on its own and redesign itself at an ever-increasing rate (…) Humans limited by slow biological evolution cannot compete and will be superseded. (…) AI could be a ‘real danger’ and AI could be the end of humanity.”        Stephen Hawking

Um artigo muito interessante sobre o tema no Washington Post

O Spot, o cão Robot

 

O Spot, o cão Robot, a interagir com um cão verdadeiro!

It makes me wonder … o que o futuro nos reserva!